“Nada como um jogo após o outro”. Vindo de duas derrotas seguidas, bastou o Palmeiras voltar a jogar pela copa Libertadores da América para ligar novamente o modo “obsessão“. Em casa o Verdão goleou o então primeiro colocado do grupo, o Bolívar, que vinha de uma sequência de oito jogos invicto.
A vitória desta quinta-feira (29), por 4×0 deu ao Palmeiras o melhor desempenho desta primeira fase. Assim, o time do técnico Abel Ferreira poderá decidir os próximos jogos pela fase mata-mata da competição em casa no Allianz Parque.
O resultado foi importante também para dar mais confiança. A equipe vinha de duas partidas nas quais, embora tenha sido melhor, não tinha conseguido alcançar as redes adversárias. Assim a vontade de criar aproveitar oportunidade era tanta que isso repercutiu não só no placar, mas também nas chances criadas.
Ao todo, o volume de jogo resultou em 28 finalizações. Dessas 11 foram na meta defendida pelo experiente goleiro do clube adversário e da Seleção Boliviana Carlos Lampe.
Como foi Palmeiras x Bolívar?
A princípio muito bem marcado pela equipe do Bolívar, o Palmeiras iniciou jogando com o volante Richard Rios no lugar de Zé Rafael, que se lesionou no início da semana. Tentando romper a marcação bem encaixada da equipe boliviana, o time do técnico Abel Ferreira pressionava sem a bola, quando com ela invertia a jogada e até alguns jogadores para criar espaços no time adversário.
A ideia deu certo e aos 24’ minutos do primeiro tempo, a bola sobrou para Raphael Veiga, que em um belo passe de chaleira, sem deixar a bola cair botou Rony frente a frente com o goleiro. Assim o atacante matou a bola de peito e deu um tapa de qualidade para tirar qualquer chance de defesa.
Dez minutos depois foi a vez do lateral Piquerez achar o baixinho Arthur em meio aos gigantes da zaga boliviana. De cabeça o ponta-direita marcou e abriu dois gols de vantagem para o Verdão.
O time continuou criando e empilhando chances, mas o intervalo de jogo seria mesmo com 2×0. Com a vantagem o Palmeiras reduziu a pressão e recuou um pouco a marcação, o Bolívar ensaiou uma reação no jogo, mas ficava cada vez mais exposto ao contra-ataque.
Assim, aos 31′ minutos da segunda etapa, a troca de passes entre Veiga e Piquerez resultaria no meia deixando o lateral-esquerdo em condições de finalizar dentro da área. Desse modo o chute cruzado de Piquerez encontrou as redes do goleiro boliviano.
Ao final da partida, já aos 41′ minutos em um contra-ataque, a enfiada de bola de Dudu encontraria o veloz atacante Arthur em condições de finalizar a jogada. Batendo no canto do goleiro Carlos Lampe, Arthur, que correu no sacrifício e já sentia dores na perna direita, conseguiu fechar a goleada palmeirense. Final Palmeiras 4×0 Bolívar!
Quem será o adversário do Palmeiras nas oitavas da Libertadores?
Com o resultado Palmeiras ganha duas certezas na Libertadores: primeira é decidir os jogos em casa; e a outra é que irá para o pote 1 no sorteio da fase de oitavas de final da competição.
Ao seu lado terá Olimpia, Racing, Boca Juniors, Athletico-PR, Independiente Del Valle, Internacional e Fluminense. Ao mesmo tempo do outro lado Bolívar, Flamengo, Nacional, Argentinos Jrs, Atlético-MG, River Plate, Atlético Nacional e Deportivo Pereira, compõem os times do pote 2.
Próximo jogo
O Palmeiras agora retorna a campo contra o Athletico-PR na Arena da Baixada no próximo domingo (02), às 16h00 (horário de Brasília). A partida será válida pela 13ª rodada do Campeonato Brasileiro 2023.